Puzz-pequeno.jpg

 O INSTITUTO REDECRIAR

 

O Instituto Redecriar é uma organização não governamental sem fins lucrativos, sediada em Porto Alegre/RS. Criado em 2005 a partir da formação de um grupo de estudos sobre o tema Desenvolvimento Sustentável, com foco em ações que buscam o equilíbrio entre as questões Ambiental, Social e Econômica.

 

VISÃO

 

Ser uma fonte de referência pública em educação para a sustentabilidade.

 

MISSÃO

 

Promover educação para a sustentabilidade e transformação de realidades socioambientais na perspectiva do desenvolvimento pleno da cidadania.

 

redecriarr.jpg
  • Facebook - Círculo Branco

Nos acompanhe no facebook! 

 

tecnologia social

 

Uma das práticas desenvolvidas pelo Instituto Redecriar foi a Tecnologia Social Jóias Sustentáveis.

 

"Tecnologia Social (TS) constitui produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com as comunidades e que representam efetivas soluções de transformação social."

As Jóias são chamadas de Sustentáveis porque o processo de produção busca o equilíbrio entre as dimensões Ambiental, Social e Econômica.

 

 

sustentabilidade

 

O  Caminho da Sustentabilidade é a metodologia de trabalho do Instituto Redecriar. Busca promover reflexões a respeito de novos hábitos domésticos, como a redução do consumo de água e energia elétrica, cultivo de horta e compostagem, alimentação saudável, reaproveitamento de resíduos, e aproveitamento de objetos fundamentado no conceito dos 3 R’s (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar). As ações são planejadas de forma a conciliar os objetivos específicos e respondendo, de forma cronológica, à proposta técnico-operativa pautada em atividades distribuídas em três eixos: descobrindo, cuidando e envolvendo.

 

recicl.png
 

impacto social

 

 

linha do tempo

 

 2005  Projeto-piloto na Escola Estadual General Ibá Ilha Moreira, Posto de Saúde a Associação Comunitária da CEFER 1, com recursos dos profissionais fundadores.

 2006  O Caminho da Sustentabilidade na Escola Estadual Gema Belia, em parceria com a ModaCasa.

 2007  O Caminho da Sustentabilidade nas Escolas Estaduais Olegário Mariano e Marechal Floriano, em parceria com a Gerdau.

 2008  O Caminho da Sustentabilidade na Vila Orfanatrófio, em parceria com o Centro Universitário Ritter do Reis.

 2009  Projeto das Jóias Sustentáveis na Ilha das Flores e Nutrivida na Vila Orfanatrófio, aprovado no edital Rede Parceria Social do Rio Grande do Sul.

 2010  Projeto Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Escola Estadual Silva Paes, Vila Orfanatrófio e Escola Municipal Martim Aranha, em parceria com a UNESCO - Programa Criança Esperança.

 2011  O Caminho da Sustentabilidade na Escola Estadual Oscar Schimidt - Ilha das Flores, em parceria com o Instituto Oi Futuro.

 2012  Projeto Moeda Flor na Ilha das Flores e Nutrivida 2 na Vila Orfanatrófio, em parceria com a a Rede Parceria Social do Rio Grande do Sul.

 2013  Projeto Percepção de Riscos de Desastres na Ilha das Flores, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

 2014 - 2019  Transferência da Tecnologia Social Jóias Sustentáveis, em convênio com a Fundação Banco do Brasil.
 Momento atual  Expansão do processo de sustentabilidade econômica do Instituto Redecriar com e-commerce das Joias Sustentáveis

 

Timeline-for-Scholarship-Projects.png
 

últimas notícias

 

 

equipe

 

Andréa_Castiglia.png

Andréa

Castiglia

 

Andréa Jaeger.png

Andréa

Jaeger Foresti

 

Ângela_Sambrano.png

Ângela
Sambrano

 

Caroll.png

Carol
LF

 

Caroline Riella.png

Caroline
Riella

 

Jairo.png

Jairo
Melo Araújo

 

Jocelei.png

Jocelei
Bresolin

 

Kátia_Laner.png

Kátia
Laner

 

Márcia_dos_Santos.png

Márcia
dos Santos

 

Marilize Pacheco.png

Marilize
Pacheco

 

Mário Machado.png

Mário
Machado

 

Noemi Quintana.png

Noemi
Quintana

 

TIAGO.png

Tiago
Gomes da Silva

 

 

prêmios

 

PPOINT_figuras-1.jpg

Prêmio Regional Atitude Social com destaque ambiental - 2006

Prêmio Estadual de Responsabilidade Ambiental - 2008

Prêmio Nacional Valores do Brasil - 2008

 

CONTATO

  • Facebook - Círculo Branco

Obrigado por enviar!