O INSTITUTO REDECRIAR

 

O Instituto Redecriar é uma organização não governamental sem fins lucrativos, sediada em Porto Alegre/RS. Criado em 2005 a partir da formação de um grupo de estudos sobre o tema Desenvolvimento Sustentável, com foco em ações que buscam o equilíbrio entre as questões Ambiental, Social e Econômica.

 

VISÃO

 

Ser uma fonte de referência pública em educação para a sustentabilidade.

 

MISSÃO

 

Promover educação para a sustentabilidade e transformação de realidades socioambientais na perspectiva do desenvolvimento pleno da cidadania.

 

  • Facebook - Círculo Branco

Nos acompanhe no facebook! 

 

tecnologia social

 

Uma das práticas desenvolvidas pelo Instituto Redecriar foi a Tecnologia Social Jóias Sustentáveis.

 

"Tecnologia Social (TS) constitui produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com as comunidades e que representam efetivas soluções de transformação social."

As Jóias são chamadas de Sustentáveis porque o processo de produção busca o equilíbrio entre as dimensões Ambiental, Social e Econômica.

 

 

sustentabilidade

 

O  Caminho da Sustentabilidade é a metodologia de trabalho do Instituto Redecriar. Busca promover reflexões a respeito de novos hábitos domésticos, como a redução do consumo de água e energia elétrica, cultivo de horta e compostagem, alimentação saudável, reaproveitamento de resíduos, e aproveitamento de objetos fundamentado no conceito dos 3 R’s (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar). As ações são planejadas de forma a conciliar os objetivos específicos e respondendo, de forma cronológica, à proposta técnico-operativa pautada em atividades distribuídas em três eixos: descobrindo, cuidando e envolvendo.

 

 

impacto social

 

 

linha do tempo

 

 2005  Projeto-piloto na Escola Estadual General Ibá Ilha Moreira, Posto de Saúde a Associação Comunitária da CEFER 1, com recursos dos profissionais fundadores.

 2006  O Caminho da Sustentabilidade na Escola Estadual Gema Belia, em parceria com a ModaCasa.

 2007  O Caminho da Sustentabilidade nas Escolas Estaduais Olegário Mariano e Marechal Floriano, em parceria com a Gerdau.

 2008  O Caminho da Sustentabilidade na Vila Orfanatrófio, em parceria com o Centro Universitário Ritter do Reis.

 2009  Projeto das Jóias Sustentáveis na Ilha das Flores e Nutrivida na Vila Orfanatrófio, aprovado no edital Rede Parceria Social do Rio Grande do Sul.

 2010  Projeto Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Escola Estadual Silva Paes, Vila Orfanatrófio e Escola Municipal Martim Aranha, em parceria com a UNESCO - Programa Criança Esperança.

 2011  O Caminho da Sustentabilidade na Escola Estadual Oscar Schimidt - Ilha das Flores, em parceria com o Instituto Oi Futuro.

 2012  Projeto Moeda Flor na Ilha das Flores e Nutrivida 2 na Vila Orfanatrófio, em parceria com a a Rede Parceria Social do Rio Grande do Sul.

 2013  Projeto Percepção de Riscos de Desastres na Ilha das Flores, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

 2014 - 2019  Transferência da Tecnologia Social Jóias Sustentáveis, em convênio com a Fundação Banco do Brasil.
 Momento atual  Expansão do processo de sustentabilidade econômica do Instituto Redecriar com e-commerce das Joias Sustentáveis

 

 

últimas notícias

 

 

equipe

 

Andréa

Castiglia

 

Andréa

Jaeger Foresti

 

Ângela
Sambrano

 

Carol
LF

 

Caroline
Riella

 

Jairo
Melo Araújo

 

Jocelei
Bresolin

 

Kátia
Laner

 

Márcia
dos Santos

 

Marilize
Pacheco

 

Mário
Machado

 

Noemi
Quintana

 

Tiago
Gomes da Silva

 

 

prêmios

 

Prêmio Regional Atitude Social com destaque ambiental - 2006

Prêmio Estadual de Responsabilidade Ambiental - 2008

Prêmio Nacional Valores do Brasil - 2008

 

CONTATO

  • Facebook - Círculo Branco
 

© Instituto Redecriar - Todos os direitos reservados
CNPJ 07.731.258/0001-07
Telefone: 51 98151-9823 | Email: redecriar@gmail.com
Av. Luiz Manoel Gonzaga, 351 - Petrópolis, Porto Alegre - RS, Brasil

Voltar ao Topo

  • Facebook