top of page

Sobre o Projeto

O projeto foi desenvolvido com o objetivo de promover a conscientização socioambiental e aplicar técnicas de reaproveitamento de resíduos domésticos para moradores de comunidades socialmente vulneráveis.

 

A metodologia consistiu no reaproveitamento de materiais recicláveis devidamente coletados, ampliando o conhecimento e a interação da população envolvida, com foco na geração de trabalho e renda.

 

O grupo praticava um processo participativo de organização coletiva, contribuindo para a adoção de novos hábitos mais sustentáveis.

79372698_593420828102819_870203141065226804_n.jpg
Screenshot_10.png

Os resultados da produção coletiva e da comercialização foram distribuídos ao final do projeto e permitiram um acréscimo na renda das famílias participantes, auxiliando na compra de utensílios domésticos e reformas nas moradias.

 

Em 2011 o projeto foi certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, o que definiu a proposta como metodologia capaz de gerar transformações sociais.

 

Em 2014 a TS Joias Sustentáveis foi escolhida, juntamente com outras 4 TSs, para compor o Programa de Habitação Nacional da FBB, levando uma metodologia de transferência para moradores dos residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida nas 5 regiões do Brasil.

 

Este processo foi interrompido em 2020 com a pandemia de covid-19.

O projeto Joias Sustentáveis teve início em 2008 na Ilha das Flores, com recursos do Prêmio Valores do Brasil, promovido pelo Banco do Brasil e Universidade Federal de Brasília. Teve sequência em 2009 quando o Instituto Redecriar foi contemplado no edital Rede Parceria Social RS. 

Banco-do-Brasil-sede-Marcelo-Camargo.jpg

ODS Trabalhadas

Confira as ODS que trabalhamos durante a execução do nosso projeto. Sempre focando em abranger o máximo de ODS possível para ampliar o impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.

1

Educação de Qualidade.

2

Cidades e Comunidades

mais sustentáveis.

3

Consumo e Produção Responsáveis.

Screenshot_8.png

4

Trabalho decente e crescimento econômico.

5

Redução das Desigualdades.

6

Ação contra a mudança 

Global do Clima.

bottom of page